sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Na Estante: O orfanato da senhorita Peregrine para Crianças Peculiares

UFAAAAAAAAA, finalmente tive um tempinho pra escrever!!!! Traquinxs, saudade define a Lulu Qzinha aqui!!!!!! Hoje eu trago pra vocês o queridinho da minha estante. E, pasmem, NÃO É ROMANCE DE ÉPOCA :O :)

Passado o choque, Ransom Riggs cria um mundo dentro do nosso mundo. Presos em uma fenda temporal, as crianças órfãs conhecidas como peculiares, vivem o mesmo dia todos os dias há anos e anos. Legal, né? Naninanão... Cola aqui pra conhecer os 5 MOTIVOS PARA LER O ORFANATO DA SENHORITA PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES!!!!
Ficha Técnica
Título: O orfanato da senhorita Peregrine para crianças peculiares
Autor: Ransom Riggs
Páginas: 335
Editora: LeYa
Ano: 2011

Motivo 1: O livro surgiu a partir das imagens doadas por várias pessoas ao longo dos anos. São imagens chocantes e incríveis que retratam pessoas em situações improváveis e que só se você tiver mente aberta e coração leve conseguirá acreditar que essas crianças existem em alguma fenda por aí...
Bronwyn, a garota extremamente forte
Millard Nullings, o garoto invisível
Emma Bloom, a garota luminosa
A LeYa lançou um book trailer bem interessante mostrando mais alguns moradores do orfanato mais badalado do momento.
Motivo 2: É uma história de fantasia que traz também uma metáfora da maldade humana. Voltamos ao ponto em que pessoas diferentes são perseguidas e mortas pelo simples fato de não se encaixarem nos padrões da sociedade. Esse problema é representado pela família Portman. Primeiro com o velho e querido Abraham Portman, polonês que conseguiu fugir antes do massacre da Segunda Guerra e depois com Jacob, que não se encaixava nos padrões adolescentes e se sentia excluído com apenas um amigo guarda-costas.

"Da mesma forma que os monstros, a história da ilha encantada também era a verdade disfarçada. [...] A peculiaridade que as fazia ser caçadas era o fato de serem judias. Eram órfãos de guerra, levados até aquela ilhota, por uma maré de sangue." (página 13)

Motivo 3: Tem triângulo amoroso, sim, senhor!!!! Claro que numa trama dessa não podia faltar um romance proibido e impossibilitado pelo tempo. Fiquei torcendo até a última página. E você também irá torcer, afinal, uma vez amante de Edward e Bella, para sempre defensora de amor sem idade!!!!

" - Aqui - disse ela. - Você fez por merecer.
- A maçã ou o beijo?
Ela riu e saiu correndo para alcançar os outros. Eu não sabia como chamar aquilo que acontecia entre nós, mas estava gostando." 
(página 184)

Motivo 4: Vilões bem construídos. Temos duas etapas de vilões para combater. Acólitos e Etéreos aterrorizam fendas há anos e são o principal motivo para tanta cautela da parte das ymbrynes e peculiares. Mais uma vez, a ambição corrompe o ser e os transforma em monstros egoístas. Eles destroem tudo e todos para sobreviver ou pelo simples prazer de matar. #TimBurtonlikes

" - O que são eles?
- Se ser um etéreo é viver um inferno, e quase certamente é mesmo, ser um acólito seria o correspondente a viver num purgatório."
 (página 244)

" - O que é realmente loucura é como vocês peculiares se escondem do mundo quando poderiam governá-lo, e deixam o lixo genético da raça humana empurrá-los para a clandestinidade quando poderiam tão facilmente transformar todos em seus escravos, como deveria ser. - Ele pronunciava cada frase com uma sacudidela na gaiola. - Isso sim é loucura." 
(página 307)

Parece ou não discurso de Magneto e Lord Voldemort?!?! Eu amei kkkkkkkkkkkkkkkk

Motivo 5: Filmes e novas edições. O primeiro volume da trilogia foi lançado pela editora LeYa, mas esse ano foi anunciado que os direitos autorais passaram para a editora Intrínseca. Já lançados no Brasil os volumes 2 (Cidade dos Etéreos) e 3 (Biblioteca de Almas) em formato capa dura, a Intrínseca prevê lançar a nova edição do primeiro volume em Novembro, esta também em capa dura. Por isso, as edições que sobraram no mercado da LeYa encontram-se mega baratas na Amazon (comprar), na Saraiva e em outras tantas.

Ontem estreou no Brasil a adaptação cinematográfica dirigida por Tim Burton. Euzinha corri pra assistir, mas já aviso logo que gostei, mas não gostei.
Aí tu pergunta: "como é isso aí, Lulu Q?"
Bom, se você desconsiderar o livro e apreciar o filme como um mero entretenimento que pegou elementos básicos da história criada por Riggs, o filme é fantástico. Mas se comparar com o livro, eu diria que Tim Burton deixou muitas lacunas não explicadas e finalizou a história sem a possibilidade de uma continuação. Talvez ele pensou em fazer um único filme e não uma sequência como é a proposta dos livros. Vale a pena gastar dez golpinhos para assistir, entretanto vale muito mais comprar o livro. Eu viveria de boa sem ter visto o filme porque o livro permite que a sua imaginação monte os cenários. É bem descritivo.

Então é isso, traquinxs!!! Espero que gostem e comentem com quais peculiares mais se identificaram. Beijos molhados, suados e estalados da sua única, maravilinda, peculiarmente atarefada,
Lulu Q.

Nenhum comentário :

Postar um comentário